Notícias 

Governo prejudica trabalhador ao alongar pagamento do PIS

Governo prejudica trabalhador ao alongar pagamento do PIS

A CUT, nossa central sindical, é contra o fato de o governo federal ter decidido alterar o calendário de pagamento do abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) aos trabalhadores. Em lugar de pagar em quatro parcelas, como tradicionalmente acontece, o governo passará a repassar o abono em nove.

A CUT é contra a medida, e deixou isso bastante claro no Conselho Deliberativo do FAT (Codefat), pois isso penaliza os trabalhadores e trabalhadoras que têm direito ao abono e que serão obrigados a ver seu dinheiro chegar com atraso.

A medida vai reter recursos no caixa do governo, que poderá usá-los para aplicações ou gastos diversos, às custas de uma verba que, além de lhe ser de direito, já fazia parte do planejamento daqueles que a recebem.

Os trabalhadores e trabalhadoras não podem, mais uma vez, pagar a conta e sofrer as consequências de uma crise causada pelo capital.

Desde que foi criado, o abono é pago a partir de julho até outubro. Com a mudança anunciada pelo governo, o repasse do dinheiro deste ano só estará completo em março do ano seguinte.

A CUT defende que o governo federal reveja essa decisão prejudicial aos interesses da classe trabalhadora. Vamos nos mobilizar para atingir tal objetivo.

Executiva Nacional da CUT

Notícias relacionadas