Notícias 

CUT lançará projeto de iniciativa popular para revogar reforma trabalhista

reforma trabalhistaA CUT lançará um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para revogar a reforma trabalhista e propor uma verdadeira modernização das relações de trabalho no Brasil, através de uma legislação que amplie a proteção aos trabalhadores e trabalhadoras. A proposta será levada ao Congresso Extraordinário da CUT, agendado para o fim de agosto.

A ideia é de que o projeto de lei de iniciativa popular seja mais um dos elementos que integram a campanha que a Central vem fazendo para impedir que os direitos trabalhistas sejam soterrados pelos interesses daqueles que são comprometidos com a agenda do mercado financeiro. Concomitante ao projeto de iniciativa popular, a orientação da CUT é de que os sindicatos resistam através dos processos de negociação, exigindo a manutenção dos atuais contratos e direitos, com a realização de ações unitárias. Além disso, o rumo indicado pela Central é a resistência desde o local de trabalho, com os sindicatos e seus dirigentes informando, orientando e ajudando a organizar os trabalhadores no ambiente de trabalho.

Para que um Projeto de Lei de iniciativa popular ingresse na Câmara, são necessárias, no mínimo, 1,5 milhão de assinaturas. À primeira vista, o número pode até assustar. Mas, de acordo com a secretária de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa, “certamente haverá muito mais assinaturas do que isso”. A dirigente reflete que a reforma trabalhista é um dos pilares de um projeto muito mais amplo, que prevê a entrega das riquezas naturais e do patrimônio das empresas estatais, a destruição da economia brasileira e a extinção dos direitos sociais e coletivos da classe trabalhadora.

Fonte: CUT

Notícias relacionadas