Notícias Últimas notícias 

MEC OFERECE MAIS DE 500 CURSOS GRATUITOS E ONLINE (EAD)

Com a plataforma “Aprenda Mais”, os interessados têm acesso a aproximadamente 500 cursos gratuitos online, acompanhados de certificados, e sem a necessidade de processo seletivo. Esta é uma oportunidade única para capacitar-se em temas que vão desde Ciências Humanas até Segurança, com a flexibilidade proporcionada pelo ensino à distância (EAD). A plataforma “Aprenda Mais” adota a modalidade EAD, permitindo que os estudantes aprendam no seu próprio ritmo, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Não há exigência de processo seletivo, e os cursos são totalmente flexíveis, possibilitando a organização dos estudos…

Leia mais
Destaques Notícias Últimas notícias 

PROJETO DE LEI PROPÕE RETORNO DA OBRIGATORIEDADE DE HOMOLOGAÇÕES COM SINDICATOS

O senador Paulo Paim (PT) propôs o Projeto de Lei n° 1397/21, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho e retorna com a obrigatoriedade de homologações com sindicatos. O direito foi revogado durante a Reforma Trabalhista do ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2017, o que acarretou inúmeras perdas para a classe trabalhadora, numa tentativa de enfraquecer o movimento sindical. Com o fim da obrigatoriedade, a fiscalização do cumprimento das regras trabalhistas e sociais tornou-se mais difícil, uma vez que os sindicatos não têm acesso aos documentos para verificar se…

Leia mais

DISPENSA SEM JUSTA CAUSA DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO É ILEGAL, DECIDE STF

Por maioria dos votos, o Supremo Tribunal Federal decidiu, na última quinta-feira (8), que a demissão de trabalhadores e trabalhadoras em empresas públicas e sociedades de economia mista não pode ser feita sem motivação. O julgamento teve início na quarta-feira (7), com o voto do ministro Alexandre de Moraes a favor da demissão sem motivo formal desses funcionários. Já no segundo dia de julgamento, o ministro Roberto Barroso, em seu voto, divergiu de Moraes, afirmando que “as empresas públicas e as sociedades de economia mista têm o dever de motivar,…

Leia mais

SAIBA O QUE É “FIT CULTURAL” E COMO ESSA REGRA É USADA PARA EXIGIR DUPLA FUNÇÃO

Recentemente o vídeo de uma demissão, com 6,3 milhões de visualizações, publicado no Tik Tok, de uma trabalhadora de 23 anos, abriu o debate sobre a dupla função e/ou acúmulo de função. Alana Martins atuava como Web designer e pagou do próprio bolso um curso para o seu conhecimento, mas a empresa, que fica no Paraná, decidiu encerrar o contrato depois que ela se negou a disponibilizar, gratuitamente, para todos os demais funcionários os conteúdos educacionais produzidos por ela. Os vídeos fazem parte de uma série de aulas que ela…

Leia mais

JUSTIÇA GARANTE REDUÇÃO DE JORNADA A PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Casos de trabalhadores pais ou responsáveis por crianças com transtorno do espectro autista (TEA), dos setores público e privado têm conseguido na Justiça o direito à redução de jornada de trabalho sem desconto salarial para dedicarem tempo necessário aos cuidados com os seus filhos dependentes. O entendimento do judiciário trabalhista tem se baseado na Lei 8.112/1990 que prevê horários especiais para servidores públicos federais, quando estes têm sob sua responsabilidade dependentes com deficiências. Um dos casos que ganhou repercussão se refere à uma ação coletiva movida pelo Sindicato dos Bancários…

Leia mais

RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA SALARIAL ENTRE GÊNEROS DEVE SER PREENCHIDO EM FEVEREIRO

Empresas com mais de cem funcionários terão de prestar informações sobre seus quadros para que a desigualdade salarial entre gêneros seja fiscalizada. Já está valendo o período para preenchimento do relatório de transparência salarial e de critérios remuneratórios do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). As informações deverão ser prestadas na área do empregador do portal Emprega Brasil, até o dia 29 de fevereiro. Caso a companhia não publique o relatório, será obrigada a pagar multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, com limite fixado em cem salários…

Leia mais
Destaques Notícias Últimas notícias 

JUSTIÇA DO TRABALHO REINTEGRA TRABALHADOR DO CREA RJ

O Sinsafispro, sindicato carioca da categoria, conseguiu uma importante vitória para um trabalhador do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-RJ, que foi obrigado a reintegrá-lo ao trabalho após decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. O trabalhador requereu a sua aposentadoria pelo INSS em maio de 2022 tendo a concessão da mesma em julho de 2022, porém, continuou trabalhando após o deferimento da aposentaria. O CREA RJ, por sua, vez, encerrou/extinguiu compulsoriamente o contrato de trabalho do funcionário em fevereiro de 2023 alegando que seguiu determinação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia…

Leia mais
Notícias Últimas notícias 

CREA-RJ DERROTADO NA JUSTIÇA

O CREA-RJ foi mais uma vez derrotado na Justiça Trabalhista. Além de perder a ação, a autarquia foi condenada por interpor recursos protelatórios, ou seja, com o claro objetivo de adiar um direito líquido e certo dos funcionários do Conselho que é o triênio ADICIONAL por tempo de serviço. Vale ressaltar que o CREA-RJ perdeu em todas as instâncias. A mais recente vitória do processo, movido pelo SINSAFISPRO em nome dos trabalhadores, foi no TST. “Acordam os ministros da 5ª turma do Tribunal Superior do Trabalho por unanimidade não conhecer…

Leia mais
Destaques Notícias Últimas notícias 

SINDIFISC-PR E TRABALHADORES DO CAU-PR PROTESTAM CONTRA ABUSOS

Desde 2021 as funcionárias e funcionários do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná – CAU-PR solicitam reposição salarial, sem sucesso, e anualmente vêm perdendo o salário para a inflação, com reposição abaixo do índice do INPC e sem correção nos benefícios. Nesta quarta-feira, 27/09, após diversas tentativas de negociação com a atual gestão, que mais uma vez negou provimento da reposição requerida, na última contraproposta recebida em 12 de setembro, os empregados juntamente com a representação do Sindifisc-PR decidiram iniciar um processo de manifestação, para dar publicidade à situação calamitosa de arrocho salarial…

Leia mais
Destaques Notícias Últimas notícias 

SINDECOF-DF DENUNCIA ASSÉDIO E PRÁTICAS ANTISSINDICAIS NO CONFEA

Em ofício enviado ao presidente do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia na última sexta-feira (16/06), o presidente do SINDECOF-DF, Douglas de Almeida Cunha, cancelou uma reunião que estava agendada para o mesmo dia em função de acontecimentos arbitrários envolvendo três dirigentes sindicais do SINDECOF-DF. Diante da atÍpica e grave situação de exposição e constrangimento dos funcionários que sofreram claramente práticas antissindicais, o presidente do SINDECOF-DF pediu providências imediatas para este e demais casos que vêm ocorrendo com frequência na autarquia. O presidente do SINDECOF-DF faz um alerta ao presidente do CONFEA de que…

Leia mais