Destaques Notícias 

GESTORES DA IRRESPONSABILIDADE – Nota do SINDECOF-DF

   O povo brasileiro vive na atualidade uma das piores crises vivida nos últimos anos. A doença SARS COVID 2, mais popularmente conhecida como COVID 19, tem estraçalhado diversas famílias e deixado um rastro de morte que se abate mais dolorosamente sobre os trabalhadores.

Estes se encontram expostos não só à doença COVID 19, implacável com mais de cinquenta mil brasileiros mortos, como à ganância dos capitalistas exploradores da mão de obra trabalhadora mas, também, à irresponsabilidade cruel de gestores públicos que não medem consequências para verem seus interesses atendidos, mesmo que às custas de uma vida humana.

É nesse quadro de irresponsabilidade e mesquinhez humana que o Conselho Federal de Engenharia e de Agronomia – CONFEA vem impondo uma condição de trabalho escorchante a seus servidores, quebrando o isolamento social e a proteção à vida – adotado no Distrito Federal, ao determinar retorno ao trabalho destes sem implementar condições seguras, hígidas para a prática laboral e que coíbam um possível contágio pelo vírus COVID 19.

Nos últimos vinte dias já são mais de seis pessoas contaminadas – testaram positivo para COVID 19, que são ocultadas ao conhecimento público e ao juízo federal do trabalho pela atual administração do CONFEA.

Diz o bom senso que o retorno ao trabalho deveria ser proposto em conjunto com os funcionários ou seus representantes sindicais, já que a exposição à contaminação por vírus COVID 19 e o consequente risco de vida são dos empregados. Estes deveriam ter sido consulNota tados e chamados a ajudar na busca de soluções.

Mesmo com a entidade sindical – SINDECOF tendo oficiado o CONFEA a que adotasse medidas seguras e que coibissem um possível contágio ao vírus COVID 19 no retorno ao trabalho, a atual administração nem ao menos se dignou a responder ao referido ofício. Ao contrário, determinou o retorno ao trabalho de todos os empregados, inclusive aqueles identificados como grupo de risco, ou seja, maiores de 60 anos, portadores de comorbidades, mulheres grávidas, enfim, todos deveriam estar a postos no ambiente laboral.

A ganância, a mesquinhez, o autoritarismo, todos pais de primeira hora da irresponsabilidade, não tardou a mostrar sua face mais obscura. Insegurança, medo, temor, esse é o clima que se abate sobre os empregados do CONFEA, que foram obrigados a retornar ao trabalho mesmo diante do quadro de explosão da pandemia na área do Distrito Federal. Como dito, já são mais de seis casos conhecidos por contágio do vírus COVID 19, podendo ser maior esse número já que muitos se negam a divulgar seus estados de saúde por medo de represálias da administração.

Cabe destacar que diante do quadro de expansão da pandemia por COVID 19, nos últimos dias, no âmbito do Distrito Federal, o GDF publicou o Decreto nº 40.924, de 2020, já que a capacidade de ocupação dos hospitais públicos e particulares encontra-se próxima do esgotamento de leitos disponíveis, sendo provável que o número de respiradores não consigam atender a demanda de contaminados.

Que este quadro macabro sirva de alerta aos trabalhadores de Conselhos de Fiscalização, pois os mandatários destes órgãos, após as graças do período pré-eleitoral, já eleitos, transformam-se em verdadeiros chacais, desconhecendo até mesmo um dos mais básicos direitos do homem, que é o direito à vida.

Reproduzem no seu meio todo tipo de insanidade e bestialidade humana que vemos grassar no País, como reflexo de um governo federal despótico, racista, nazista e assassino que estamos submetidos nos tempos negacionistas atuais.

!
Fonte: SINDECOF

Notícias relacionadas