Notícias 

CONAFOR debate estratégias para ramos filiados da CUT

CONAFOR debate estratégias para ramos filiados da CUT

CONAFOR debate estratégias para ramos filiados da CUT
Carlos Tadeu (à esq.) e Márcia Abrão (centro) no encontro que debateu os principais desafios para 2015

A Fenasera esteve presente na reunião do Coletivo Nacional de Formação da CUT (CONAFOR), realizado nos dias 23 e 24/04, em Belo Horizonte/MG, com os secretários de Formação Sindical Carlos Tadeu Vilanova e Márcia Abrão Lacerda. O evento discutiu a atual conjuntura para os sindicatos e os principais desafios para 2015, que já se mostra um pouco mais difícil que os dois últimos anos em relação às negociações coletivas.

O encontro também definiu a estratégia de participação da Rede Nacional de Formação nos congressos estaduais - CECUTs - e no 12º CONCUT – Congresso Nacional da CUT. Entidades filiadas como a Fenasera devem ser as disseminadoras das orientações da Central por todo o Brasil, além de levantar as demandas e ações conforme a problemática enfrentada pela categoria. Estas deliberações servirão de subsídio aos debates do 12º CONCUT.

Os participantes do encontro apresentaram um painel sobre a atual conjuntura
Os participantes do encontro apresentaram um painel sobre a atual conjuntura

O secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço, foi incisivo ao falar no papel fundamental da CUT neste momento em que a pauta derrotada nas Eleições 2014 está sendo implementada, citando o PL 4330, que permite a terceirização sem limites, aprovado pela Câmara Federal. A subseção Dieese-CUT/MG contribuiu ao debate, apresentando um painel sobre a conjuntura no estado de Minas Gerais. O secretário nacional de Organização da CUT, Jacu Afonso, lembrou a todos que o governo federal divulgou, logo após as Eleições, que a nova gestão teria como lema ‘Brasil Pátria Educadora’. Lembrou também que o 12º Congresso Nacional da CUT se realizará no período em que se comemora o Dia do Professor, 15 de outubro.

Além do debate sobre os desafios da conjuntura em que se realiza o 12º Congresso Nacional da CUT, foi apresentada a metodologia que será adotada, aprovada em Direção Nacional. O Coletivo debateu como se dará a participação dos formadores das Escolas Sindicais da CUT em todo o processo. Também foi apresentada e debatida proposta de conteúdos que servirão de subsídio ao debate no 12º CONCUT, elaborada pela Subseção Dieese-CUT Nacional a partir de estudos personalizados por região.

Notícias relacionadas