FENASERA ENTRA COM AÇÃO COLETIVA PARA REVISÃO DO FGTS Destaques Notícias 

FENASERA ENTRA COM AÇÃO COLETIVA PARA REVISÃO DO FGTS

A Fenasera ajuizou ação coletiva, em 13 de novembro de 2019, requerendo a atualização dos valores constantes na conta do FGTS dos/as trabalhadores/as da categoria, visto que o saldo do FGTS foi atualizado pela Taxa Referencial -TR, o que levou prejuízo financeiro aos titulares das contas já que a TR, ao longo do tempo, só vem decrescendo.

Durante os anos de 1999 a 2013, o FGTS foi corrigido utilizando um índice que não refletiu a realidade da inflação. Especialistas falam que houve uma perda significativa para o trabalhador nesse período. Com isso, sustentam que os saldos das contas vinculadas do FGTS tenham correção entre 48% e 88%.

Deste modo, a ação visa que a taxa TR seja substituída pelo INPC ou IPCA, o que acarretaria na atualização dos valores de forma considerável, fazendo assim que os/as trabalhadores/as tenham uma diferença financeira para receber referente a atualização monetária dos valores constantes na conta do FGTS.

 Todos os/as trabalhadores/as representados pela Fenasera, que tenham trabalhado no regime celetista e durante os anos de 1999 até 2015 são abarcados por essa demanda, mesmo que já tenham sacado os valores do Fundo de Garantia. O processo está em trâmite no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sob o nº  1037529-89.2019.4.01.3400.

Notícias relacionadas