Notícias 

FENASERA presente no 12º CONCUT

FENASERA presente no 12º CONCUT

FENASERA presente no 12º CONCUTComeçou, nesta terça-feira, 13/10, o 12º Congresso Nacional da CUT - Concut, evento que reúne mais de 2 mil delegados do campo e da cidade, além de 219 dirigentes de sindicatos de 71 países. A Fenasera está presente no congresso que ocorre até a próxima sexta-feira, 16/10, no Palácio de Convenções do Anhembi, São Paulo. Sob o tema “Educação, Trabalho e Democracia”, o 12º Concut definirá a nova Executiva Nacional e apontará a linha política a ser seguida pela Central nos próximos quatro anos.
Com representantes da CSI (Confederação Sindical Internacional), da CSA (Confederação Sindical das Américas) e UGTT, único sindicato a vencer um Prêmio Nobel da Paz por sua atuação na Tunísia, o congresso teve início com o seminário internacional “Concentração da riqueza e o ataque aos direitos e à democracia”. Na abertura do seminário, o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, afirmou que o evento reúne a maior delegação internacional da história da Central, com 200 representantes de 60 países, o que demonstra importância também fora do país. "A classe trabalhadora nasceu para ser protagonista e não só no Brasil", apontou o dirigente, que observa uma articulação internacional da burguesia para derrotar as conquistas dos trabalhadores.

FENASERA presente no 12º CONCUTO cientista político americano Michael Fichter foi o primeiro debatedor a falar durante o seminário internacional e defendeu uma luta global dos trabalhadores e trabalhadoras contra a opressão das grandes empresas. A secretária-geral da CSI, Sharan Burrow, reforçou a importância de uma luta global que una os trabalhadores e as trabalhadoras e apresentou os motivos. “60% da força de trabalho global está na informalidade, mais de 50% deles em trabalho precário". O debate teve ainda a participação de Kacem Afia (foto à esq.), representante da União Geral dos Trabalhadores Tunisianos (UGTT), que recentemente foi contemplada com o Nobel da Paz por sua luta pela transição democrática do País, após a “Primavera Árabe”, em 2011.

FENASERA presente no 12º CONCUT

Notícias relacionadas