Notícias 

Meio século para se aposentar

Meio século para se aposentar

Meio século para se aposentarA proposta de reforma da Previdência do governo Temer enviada ao Congresso Nacional no dia 12/12 estabelece a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, e tempo de contribuição de, no mínimo, 49 anos para aposentadoria integral. Se aprovada, a regra valerá tanto para o serviço público quanto para o privado, e atingirá mulheres com 45 anos ou menos, e homens com idade inferior a 50 anos.

A sugestão de reforma, que tramita na Câmara como PEC 287, é a expressão mais clara do projeto de redução do tamanho do Estado na economia brasileira e a imposição de uma agenda que recairá sobre os trabalhadores e o povo mais pobre deste país. A proposta até agora apresentada para a saída da crise significa a retirada de direitos sociais e constitucionais. Por isso, o ano de 2017 promete ser de grandes desafios. Assim, precisamos fortalecer a mobilização nas ruas, no local de trabalho, no enfrentamento às arbitrariedades do Congresso Nacional. Nosso papel será transformar a indignação em luta.

ALGUNS PONTOS DE COMO SERÁ A NOVA PREVIDÊNCIA

SERVIDORES PÚBLICOS - Para o serviço público, todos os estados terão de criar um fundo de previdência complementar, a exemplo do governo Federal, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Se alguém quiser receber acima do teto do regime geral, terá de usar os recursos desse fundo. O prazo é de dois anos para a implementação. O governo também acrescentou a criação de uma Lei de Responsabilidade Previdenciária, o fim das isenções das contribuições previdenciárias sobre as receitas decorrentes das exportações e uma única gestão da Previdência por ente federativo.

PENSÃO POR MORTE - O valor pago à viúva ou ao viúvo passará a ser de 50% do valor do benefício recebido pelo contribuinte que morreu com um adicional de 10% para cada dependente do casal. As pensões também não serão mais vinculadas ao salário mínimo. A regra prevê, por exemplo, que uma viúva poderá receber 60% do benefício se o casal tiver um filho. O INSS pagará 100% do benefício apenas aos pensionistas que tiverem cinco filhos.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E APOSENTADORIA POR INCAPACIDADE - Os trabalhadores submetidos a condições especiais de trabalho, prejudiciais à saúde, assim como as pessoas com algum tipo de deficiência, não poderão se aposentar com menos de 55 anos de idade e 20 anos de tempo de contribuição. No caso da aposentadoria por incapacidade permanente por acidentes no trabalho, a proposta do governo é de que o valor corresponda a 100% da média das remunerações.

PRAZO DE CONTRIBUIÇÃO - O prazo mínimo de contribuição para a Previdência Social será elevado de 15 anos para 25 anos.

REGRA DE TRANSIÇÃO - Serão criadas regras de transição para homens com 50 anos ou mais e para mulheres com 45 anos ou mais.

Notícias relacionadas