Notícias 

Reforma da Previdência – Calcule sua aposentadoria

Reforma da Previdência - Calcule sua aposentadoria

Reforma da Previdência - Calcule sua aposentadoriaA Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/17 do governo Michel Temer reduz substancialmente o valor dos benefícios previdenciários, retarda o início da aposentadoria e restringe o alcance da Assistência Social. A proposta foi apresentada com o nome de reforma, mas reforma não é, pois não melhora e não corrige os problemas da Previdência Social. Com a PEC, o governo desmonta o Sistema de Seguridade Social no Brasil.

Entenda a proposta do governo - A lógica da proposta que está em discussão na Câmara é a seguinte: retarda o início da aposentadoria, porque impõe uma idade mínima de 65 anos, tanto para homem quanto para mulher; amplia o tempo de contribuição para, no mínimo 25 anos; e reduz drasticamente os benefícios; e isto faz com que o segurando usufrua do direito por menos tempo. Isto tudo dificulta ainda mais o acesso à aposentadoria ou pensão.

Quanto tempo você deverá trabalhar para se aposentar com valor integral?

Ou para atingir a idade mínima?

Ou para atingir o tempo mínimo de contribuição?

Calculadora da aposentadoria - Para obter estas informações o DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar colocou disponível uma calculadora, ferramenta desenvolvida pelo Dieese, que permite que você faça simulações e compare o resultado dos cálculos, segundo a lei atual da Previdência e a partir das novas regras da proposta do governo, na PEC 287/16.

É fundamental que todos tenham acesso a esses dados para compreender que a proposta do governo retira direitos aos restringir o acesso à Previdência, impondo idade mínima, inclusive igualando a idade entre homem e mulher, ampliando o tempo de contribuição, igualando as regras para trabalhadores urbanos e rurais, entre outras mudanças equivocadas que o governo propõe.

Fonte:
DIAP

Clique na Calculadora da aposentadoriae veja quanto você vai perder se a proposta for aprovada no formato que foi enviada ao Congresso.

Notícias relacionadas