Notícias 

Vice-presidente do TRT/RN realiza sua primeira audiência de mediação entre SINSERCON e CREA/RN

Vice-presidente do TRT/RN realiza sua primeira audiência de mediação entre SINSERCON e CREA/RN

Vice-presidente do TRT/RN realiza sua primeira audiência de mediação entre SINSERCON e CREA/RNO desembargador Bento Herculano Duarte Neto dirigiu na tarde desta terça feira, 31/01, sua primeira audiência de mediação prévia de dissídio coletivo entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte-CREA-RN e o Sindicato dos Servidores e Ordens de Fiscalização Profissional do Estado do Rio Grande do Norte - SINSERCON-RN, após assumir a vice presidência do Regional Trabalhista.

Aberto o diálogo, o desembargador falou às partes sobre a importância da Justiça do Trabalho na resolução dos conflitos coletivos, e ressaltou ainda a relevância da autocomposição, momento no qual as partes dialogam e resolvem o conflito entre si. "A conciliação é a marca da Justiça do Trabalho. A ideia é fazer diferente, isto é, não gerar demora para efetivamente resolver o conflito", disse o desembargador.

Após as observações introdutórias e realizadas as devidas apresentações e razões entre as partes, Bento Herculano encaminhou a audiência para a discussão das cláusulas sociais e econômicas do dissídio coletivo, na tentativa de estabelecer pontos de equilíbrio necessários à pacificação do conflito. O Sinsercon enumerou vários aspectos referentes a pactos firmados anteriormente, destacando a necessidade da manutenção desses aspectos antes acordados, bem como a negociação de algumas cláusulas pendentes.

O presidente do CREA, por sua vez, afirmou que, sob sua gestão, todos os trabalhadores do quadro da autarquia, num total de 88 servidores, recebem seus salários rigorosamente em dia, fato que remete a uma gestão com responsabilidade. A discussão não resultou em propostas e negociação concreta. No entanto, as partes chegaram a um entendimento de que nova rodada de negociação será realizada em 7/03. As partes avaliaram que até essa data fixada haverá tempo necessário e suficiente para um estudo de viabilidade econômica por parte da diretoria do CREA para aceitação dos pleitos dos servidores.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Notícias relacionadas