Notícias 

FENASERA participa de ações pelo fortalecimento da democracia

FENASERA participa de ações pelo fortalecimento da democracia

A Direção Executiva da CUT realizou uma reunião ampliada, em 11/11, com a participaçãode representantes das diretorias estaduais e entidades filiadas, para discutir a conjuntura atual, após o processo das eleições 2014 e seus resultados, e os desafios que o movimento sindical enfrentará para continuar defendendo os interesses históricos da classe trabalhadora e para fortalecer o projeto de desenvolvimento democrático-popular que vem sendo construído no país nos últimos 12 anos. A presidenta da Fenasera, Inês Granada Pedro, esteve presente na reunião que aprovou as seguintes resoluções:

1 – Fortalecer a relação com os movimentos sociais e mobilizar as bases cutistas para uma intervenção massiva nas manifestações organizadas em defesa da democracia, da reforma política e da democratização dos meios de comunicação, incorporando esses temas nas manifestações que precedem a reunião da Direção Nacional em dezembro.

A primeira manifestação ocorreu no dia 13/11, nas capitais do país, em defesa do Plebiscito pela Constituinte para a Reforma Política. A Fenasera esteve presente na manifestação ocorrida em São Paulo com entrevista, inclusive, da presidenta Inês Granada Pedro à TV UOL. No dia 20/11, a CUT promoveu a Marcha da Consciência Negra. No dia25/11, ocorrerão atos nos estados contra a violência contra as mulheres. No dia 28/11, em Fortaleza-CE, ocorre o ato em defesa da Reforma Política e, no dia 10/12, novos atos no Dia Nacional de Defesa dos Direitos Humanos.

2 – Articular os ramos para uma ação imediata de vigilância e de pressão permanente sobre o Congresso Nacional para evitar que sejam votados projetos de lei que penalizem a classe trabalhadora com a retirada de direitos (terceirização) e com o retrocesso na legislação que regulamenta o trabalho doméstico, o trabalho infantil, o direito de greve dos servidores públicos e o combate ao trabalho escravo.

3 – Manter nos estados a campanha pelo Plebiscito oficial pela Constituinte para a Reforma Política, bem como ajudar a constituir e fortalecer fóruns amplos com movimentos sociais e partidos de esquerda, aprofundando o debate nas Estaduais da CUT e nos ramos sobre os desafios colocados pelos resultados das últimas eleições para que, com base nessa avaliação, a Direção Nacional, reunida nos dias 11 e 12 de dezembro, aprofunde o debate e defina sua estratégia de ação em defesa da democracia, do projeto de desenvolvimento democrático-popular e dos interesses históricos e imediatos da classe trabalhadora.

4 – Organizar caravanas nos Estados para assegurar uma presença massiva dos trabalhadores cutistas e suas reivindicações na posse da presidenta Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro de 2015 em Brasília.

Notícias relacionadas