Notícias 

Prevenção ao câncer de próstata deve ser permanente

Prevenção ao câncer de próstata deve ser permanente

Novembro Azul - Vencendo o preconceitoEm 2016, cerca de 61 mil brasileiros receberão diagnóstico do câncer de próstata, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Por isso, o mês de prevenção ao câncer de próstata chegou ao fim, mas o combate à doença deve ser permanente já que a taxa de mortalidade deste tipo de câncer está em queda, em parte porque está sendo diagnosticado precocemente.

   Alguns especialistas acreditam que o câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma das células das glândulas da próstata. Essa alteração, conhecida como neoplasia intraepitelial prostática (PIN), pode ser de baixo grau (quase normal) ou de alto grau (anormal). Embora a próstata seja constituída por vários tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem líquido seminal. Eles são chamados de adenocarcinomas.

   O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente pela combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de PSA e pelo exame de toque retal. Como a próstata fica logo na frente do reto, o exame permite que o médico sinta se há nódulos ou tecidos endurecidos, indicativos da existência de câncer, provavelmente em estágio inicial.

   A recomendação padrão é que homens saudáveis façam exames anuais de PSA e toque retal a partir dos 50 anos. Homens com risco maior (aqueles que têm parentes que tiveram câncer de próstata jovens) devem começar os exames mais cedo, aos 45 anos.

Fonte: Hospital AC Camargo

Notícias relacionadas